Instituto de Investigação Científica Tropical Instituto de Investigação Científica Tropical
   
 
Notícias
Concursos
Cursos
Actividades
Eventos
Destaque
Agenda do Presidente
Artigos dos Leitores
Multimedia

Início

Histórico de Notícias
Envie o seu Artigo

 

 

 
Declaração do Director do BIO/JMAT

02-08-2006

Declaração do Director do BIO/JMAT acerca dos comentários do Presidente do Conselho Científico sobre o processo da sua nomeação


No final da reunião geral de funcionários e colaboradores do IICT, realizada em 27 de Julho de 2006, durante a qual apresentei a minha visão para o Jardim Tropical, fui abordado por vários dos presentes, alguns antigos alunos, que me felicitaram e me desejaram sucessos no exercício do cargo. Ao ponto de ter pensado que era essa a intenção de uma pessoa, que se identificou como Presidente do Conselho Científico, e que alegou existirem falhas de procedimento que ameaçavam a minha nomeação. Chegou essa pessoa a insinuar que poderia ter falado do assunto na presença de todos, mas não o fez para “não armar bronca”. Perante isto, convidei-o a falar com o autor do despacho, ali presente, ao que ele retorquiu que tencionava fazê-lo, ainda antes do fim do dia.

No dia seguinte, testemunhei um telefonema do Presidente do Conselho Científico à suplente do programa BIO sobre o mesmo assunto, e também fiquei a saber que não era o primeiro telefonema.

Entendi a ameaça à minha nomeação como suficientemente séria para dela dar conta ao Presidente do IICT nessa tarde, aproveitando uma reunião que tivemos no Jardim Tropical. Na altura nada lhe tinha ainda sido comunicado pelo Presidente do Conselho Científico.

Presto esta declaração para esclarecer a justificação do repúdio da Direcção relativamente ao ofício do Presidente do Conselho Científico sobre o processo da minha nomeação, repúdio que revela uma solidariedade institucional que não me surpreende, mas que muito agradeço.

Creio ser do interesse de todos avançar com os projectos em curso do BIO/JMAT. Aliás, estou convencido que o Presidente do Conselho Científico não vai colocar qualquer objecção à minha participação no órgão que dirige, de modo a que se possa articular a consulta pública concluída na reunião geral de funcionários com o plano de actividades para 2007.

Estou evidentemente disponível para conversar com qualquer um dos membros do Conselho Científico sobre qualquer aspecto referente à minha nomeação e ao exercício do meu cargo dirigente.



Luís Pedrosa

2 de Agosto de 2006

Versão de ImpressãoVersão de Impreesão

Notícias | Concursos | Cursos | Actividades | Eventos | Destaque | Ciências | Artigos dos Leitores | Multimedia

© Instituto de Investigação Científica Tropical
Rua da Junqueira, nº. 86 - 1º, 1300-344 Lisboa
Tel. 21 361 63 40
Fax. 21 363 14 60
E-Mail: iict@iict.pt